O BIM nas Obras Públicas

O Governo do Paraná pretende, até 2018, fazer com que todas as obras públicas sejam executadas pelo sistema BIM (Building Information Modeling), software que proporciona maior controle no processo de construção. A Secretaria de Infraestrutura e Logística e suas autarquias vinculadas já começaram o treinamento e qualificação do pessoal.

Com isto, o Estado quer combater desperdício, evitar erros em projetos e obter uma economia de até 30% ao longo do processo de execução de uma obra pública. “O sistema BIM permite, por exemplo, inserir informações na construção de uma rodovia, definindo melhores traçados, levando em contas questões ambientais, relevos e método de construção. Isto agiliza o processo e reduz custo”, disse o secretário de Infraestrutura, José Richa Filho.

O sistema também possibilita maior controle sobre a obra, pois permite saber com exatidão o número correto de todos os itens necessários, com a quantidade de dobradiça ou o número de parafusos. “Isto permite que órgãos de fiscalização, como os tribunais de conta, possam acompanhar e controlar com maior exatidão os custos da obra”, disse Richa Filho.

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *