Cobertura do Maracanã recebe última peça do anel de compressão


Uma fase importante da montagem do Maracanã foi alcançada nesta quarta-feira, 22/08, com a finalização do anel de compressão. Recebemos a foto e as seguintes informações do nosso cliente, Usiminas Mecânica:

A previsão é que, em setembro, os cabos tensionados comecem a ser instalados e fiquem apoiados na arquibancada para, em seguida, iniciar o processo de içamento, todos ao mesmo tempo, por 120 macacos hidráulicos. O levantamento dos cabos tensionados, que têm 20.000 metros de comprimento e 110 milímetros de diâmetro, é chamado de big lift.
A membrana, composta por PTFE e Teflon, será instalada por um grupo de alpinistas, com apoio de guindastes que, para este tipo de serviço, é uma novidade no mercado da construção civil nacional.
“Parte da equipe técnica será formada por subcontratados da empresa responsável pelo fornecimento e montagem da cobertura, com auxilio de funcionários, próprio, treinados” explicou o Carlos Zaeyen, gerente operacional do Consórcio Maracanã Rio 2014 (formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura e Andrade Gutierrez), acrescentando que a previsão é que o processo de instalação da membrana comece em dezembro.
A nova cobertura terá 68,4 metros de comprimento e vai cobrir cerca de 76 mil dos 79 mil lugares do novo estádio. A antiga cobertura tinha 30 metros, aproximadamente.

Continuamos acompanhando a montagem do Maracanã, com muito orgulho de ter dado nossa contribuição para esta grande obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *